— SIMSOCIAL 2012

Núcleos Temáticos na manhã do SimSocial

Nos Núcleos Temáticos da manhã do segundo dia do SimSocial, os apresentadores trouxeram para o debate os potenciais da mobilidade e suas implicações para compreender as  sociabilidades emergentes. As conversações nos ambientes digitais, a colaboração em equipes virtuais, a democracia e o ativismo na Internet também foram temas problematizados nas discussões durante os cinco Núcleos Temáticos existentes do evento.

Dessa forma, várias questões permearam os trabalhos: Como os senadores se apropriam do Twitter como espaço de interação? Há conversação nestas interações? Como as equipes virtuais potencializam a solução de problemas e a tomada de decisão? Quais controvérsias o geo-referenciamento e a internet das coisas provocam em nossas práticas sociais cotidianas? Entre o luto e os risos no Facebook, como consolidar quadros analíticos para diferenciar os contextos e linguagens que amparam nossas interações nos ambientes?

As apresentações  geraram discussões que permitiram ampliar a análise de algumas situações, abrindo também novas questões que integram as preocupações dos pesquisadores e estudantes participantes. Os trabalhos na íntegra estão disponíveis em: http://gitsufba.net/simsocial/download-dos-trabalhos/. E os debates continuam em: gitsufba.net e no @gitsufba.