— SIMSOCIAL 2012

Internet das coisas e Teoria Ator-Rede

André Lemos encerrou as atividades do primeiro dia do SimSocial 2012 com a conferência A Comunicação das Coisas: Internet das Coisas e Teoria Ator-Rede. O professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (PósCom-UFBA) procurou descrever os conceitos de Comunicação das Coisas e Internet das Coisas (do inglês Iternet of Things – IoT), tendo como embasamento teórico a Teoria Ator-Rede (TAR) – principalmente nos escritos de Bruno Latour.

Lemos buscou abordar questões como a constituição dos objetos enquanto actantes não-humanos – nesse sentido, dotados de uma capacidade de intervir nas ações. Para a Teoria Ator-Rede, o social é o que resulta das associações entre esses actantes humanos e não-humanos, e não o contrário.

Assim buscou apresentar como esses não-humanos se comunicam entre si, constituindo o que pode ser compreendido com uma Internet das Coisas. A Internet das coisas trata-se de uma infra-estrutura de rede global dinâmica com capacidade de auto configuração, baseada em protocolos de comunicação padrões onde essas “coisas” físicas e virtuais utilizam interfaces inteligentes e integram as redes telemáticas.

Dentre os exemplos apresentados ao final da conferência, apresentou um  caso de Etiquetas de Identificação por Radio Frequência (RFID) associando com os conceitos abordados. O objetivo foi de compreender consequências morais, éticas e políticas dessa “comunicação das coisas”.

A conferência despertou questões muito relevantes e a discussão final levantou pontos muito proveitosos. De acordo com Lemos, “a rede que faz o social e não o social que se faz na rede”.

Quando questionado a respeito do SimSocial, André Lemos considera que Salvador realiza poucos eventos neste sentido e o SimSocial, nesse contexto, torna-se muito importante, visto que reúne pesquisadores nacionais com  contribuições enriquecedoras e discussões que envolvem diversas áreas do conhecimento. Além de um interessante formato de conferências e grupos temáticos (GTs).

Ao final da conferência, ocorreu o coquetel de lançamento do livro “Mídias Sociais: Saberes e Representações”, um trabalho organizado por José Carlos Ribeiro, Thiago Falcão e Tarcízio Silva que é fruto de uma seleção de trabalhos submetidos ao SimSocial do ano passado.