— SIMSOCIAL 2012

Primeiros trabalhos apresentados nos núcleos temáticos

A tarde dessa quarta-feira foi o primeiro momento no qual ocorreu a apresentação dos trabalhos aprovados no SimSocial 2012. Os cinco núcleos temáticos do evento – Práticas interacionais (NT 1), Consumo e estratégias de mercado (NT 2), Política e ativismo (NT 3), Educação e aspectos cognitivos (NT 4), e Práticas colaborativas de produção de conteúdo (NT 5) – tiveram sessões.

Às 14:30 foram iniciadas as apresentações do Núcleo Temático 1 – Sociabilidade, novas tecnologias e práticas interacionais. A mestranda Junia Cristina Ortiz Matos trouxe informações a respeito de sua pesquisa a respeito das reconfigurações do consumo televisivo na plataforma Snappy TV.  Em seguida a professora Suiane Ferreira discutiu sua experiência na utilização de um blog ao ministrar uma disciplina para estudantes de enfermagem.

Os questionamentos que se seguiram a essas apresentações envolveram a convergência entre a tv e a internet tendo sido pontuado que a partir dessa convergência a tv certamente precisará ser reformulada de forma a fazer com que os espectadores tenham a possibilidade de interagir com conteúdos exibidos. Quanto à utilização do blog no ensino superior, as discussões deixaram claras que muito mais que a utilização de ferramentas será necessária uma profunda modificação no que se espera do papel a ser desempenhado tanto pelo professor quanto pelos estudantes.

Terminada a primeira sessão de apresentações e debate, o tema do amor virtual foi abordado por Júlio César lemes de Castro a partir de uma perspectiva psicanalítica mas enfocando os conceitos de empreendedorismo pessoal e reificação. Logo após, a professora Vanessa Souza Pereira falou sobre sua investigação de estudos do ciberespaço no sentido de verificar a emergência de novidades metodológicas no campo virtual. As pessoas que acompanharam as apresentações ficarm curiosas a respeito das conexões possíveis entre as análises da exposição de si, seja online ou offline, e a noção de amor romântico. A idealização do outro foi o elemento comum que pode ser discutido a respeito do amor virtual, bem como o que o apresentador denominou de “reificação” nos tempos atuais.

A ética na pesquisa foi o tema mais presente nos questionamentos acerca das metodologias no campo virtual e foi bastante ressaltada a necessidade de discussão sobre as diferentes situações de forma a se construir princípios eticamente válidos para as pesquisas da área.

Agora a  noite ainda acontecerão a conferência do professor André Lemos e o coquetel de lançamento do livro “Mídias Sociais: Saberes e Representações” (organizado por José Carlos Ribeiro, Thiago Falcão e Tarcízio Silva).